Hoje a personal organizer Carol Marcílio vai nos dar dicas de como limpar e armazenar alimentos na geladeira! Eu por exemplo sei que sou um pouco neurótica com geladeira … tenho pavor de geladeira bagunçada e suja! Acho que bem ou mal, geladeira tem sempre alguém abrindo e estar desorganizada, além de ser uma péssima impressão, faz com que você não veja tudo o que tem nela!

“Geladeira – Eletrodoméstico que merece todo cuidado pois está inteiramente ligada a nossa Saúde.

Tenha um dia reservado para sua limpeza e conservação, mas tenha em mente que: sujou, limpou. Passe por toda a parte interna um pano embebido e torcido na solução de duas colheres de bicarbonato de sódio em um litro de água. Essa mistura além de ser poderosa, neutraliza odores. Na parte externa limpe a parte superior dela com pano úmido para tirar o pó e finalize com outro embebido em álcool. Limpeza feita, separamos tudo que vai ser colocado nela, passando pano úmido em latas e garrafas lavando frutas e verduras.

Para que tudo fique geladinho:

-Não coloque os alimentos amontoados. Para o ar refrigerado circular o importante é deixá-los bem espaçados.

- Guarde as sobras de comida em potes plásticos ou de vidro com tampas ou papel filme.

- Não deixe os alimentos mais usados no fundo das prateleiras pois você acaba ficando com a porta da geladeira aberta desnecessariamente.

- Evite guardar alimentos quentes para não gastar mais energia.

Freezer – A baixa temperatura permite a conservação dos alimentos por um longo período. Acondicione muito bem todos os produtos caprichando na vedação de cada um deles para não estraga-los. É o lugar de comidas semiprontas, sorvetes, peixes e carnes.

Gaveta superior – Por ficar perto do congelador, tem baixa temperatura. Guarde queijos, massa de pastel e discos de pizza.

Prateleira superior – A temperatura é perfeita para conservar alimentos que são usados todos os dias e deterioram facilmente, como iogurte, ovos, leite, maionese e requeijão.

Prateleira intermediária – É o lugar ideal para sobras de alimentos cozidos que serão em breve usados, além de pudins, tortas e bolo.

Prateleira inferior – Aqui devem ficar frutas e doces que não levam leite.

Gaveta inferior – Guarde nela legumes e verduras porque ela está bem longe do congelador.

Porta – Coloque aqui: sucos, refrigerantes, molhos e condimentos. A porta deve abrigar somente alimentos que possam passar por variações de temperatura sem serem prejudicados. O constante abre e fecha da geladeira interfere nesses produtos.

 

Dicas

No dia em que comprar frutas, verduras e legumes, lave e coloque-os em saquinhos dentro da geladeira (pode já separar em porções que costuma utilizar se quiser). É um ganha tempo no dia a dia.

Prefira recipientes transparentes e quadrados para aproveitar melhor o espaço. Se tiver potes coloridos, tenha algum critério para identificação tipo: Vermelha – carnes / Amarela – frango / Laranja / peixe e Verde/ legumes.

Utilize aramados para latinhas.

Encere sua geladeira com cera para automóvel incolor uma vez ao ano ou a cada seis meses. A geladeira vai ficar poderosa.

Cuidado especial para as que forem de inox. Há produtos próprios ou pano úmido e flanela em seguida.”

 

* Carol Marcilio é Personal Organizer formada pelo Oz Sistemas de Organização, empresa brasileira filiada à norte-americana NAPO – National Association of Professional Organizer – com mais de 5 anos de experiência organiza sua casa, treina seus funcionários e organiza sua vida de dona de casa! e-mail para contato: carolrmarcilio@yahoo.com.br