Como prometido, nesta semana a Personal Organizer Carol Marcílio irá explicar como tirar manchas do seu carpete ou tapete, concluindo o post da semana passada (clique aqui para ler).

“O grande segredo da remoção de manchas é a rapidez com que se deve agir. Trate de limpar qualquer mancha antes que a sujeira penetre muito e seque.

O primeiro passo é retirar qualquer resíduo sólido e enxugar o local com material absorvente, tipo papel toalha.

Depois disso, tenha em mente:

- Teste a firmeza da cor antes de agir. Separe um cantinho do tapete, ou o avesso da área que você irá limpar, desde que seja feito do mesmo material que está manchado. Aplique um pouco do produto ou mistura que você irá usar para limpar a mancha e verifique se houve alguma alteração de cor ou no tecido/ pelos. Se nada acontecer, pode limpar a sua mancha tranquilamente!

- Se for usar removedor faça-o em lugar bem ventilado;

- Comece sempre da borda para o centro da mancha para não espalhá-la.

Para tirar manchas, aqui vai uma receitinha doméstica:

- Misture meio litro de água morna com uma colher das de sopa de vinagre branco.

Essa receita é muito boa para diversos tipos de manchas. Se não resolver faça uso de um removedor, a benzina é muito indicada para a retirada de manchas. Você deve usar um pano para molhar na benzina e ai sim, aplicar na mancha!  

Concluindo lembre-se que a tendência da poeira é depositar-se entre as fibras do carpetes ou tapetes. Para obter uma limpeza eficaz , utilize o aspirador de pó passando nos dois sentidos. Na última passada, faça-o no sentido natural da inclinação dos pelos, para evitar a formação de sombreados.”

* Carol Marcilio é Personal Organizer formada pelo Oz Sistemas de Organização, empresa brasileira filiada à norte-americana NAPO – National Association of Professional Organizer – com mais de 5 anos de experiência organiza sua casa, treina seus funcionários e organiza sua vida de dona de casa! e-mail para contato: carolrmarcilio@yahoo.com.br