Continuando nossas dicas para a escolha das peças que irão compor o seu enxoval, hoje vamos falar das mantas e cobertores!

No último post explicamos os tipos e as variações dos lençois (clique para ler) e hoje para ir fechando o tema “quarto” vamos falar dos edredons, mantas e cobertores.

Pela lista básica você deve ter 1 cobertor ou edredom pesado, 2 edredons leves, 1 colcha de matelasse e 1 manta.

Nossa dica é ter um recheio de duvet mais pesado e 1 recheio de duvet mais leve, com variações de duvets! Opa..mas o que é isso!?

Vamos lá: o duvet seria como uma capa de edredom … é como se você comprasse só o recheio do edredom sem a parte externa costurada. Você compra o recheio e depois a capa e por isso pode variar muito mais! Até a manutenção é mais fácil… Você só precisa ir lavando os duvets (como capas de almofada) e está tudo certo .. mais fácil do que lavar tudo sempre, né?!

Será  mais fácil também coordenar os duvets e os lençois nas suas produções. Leve em conta também o clima do lugar que você mora. Você pode usar todas as capas que tiver em todas as estações!

Mas vamos lá.. o que você deve ter em mente na hora de escolher o seu recheio de duvet:

– Leve em consideração o clima de onde você mora e reflita quão pesado ou leve eles devem ser! Não adianta ter um recheio super quente para o inverno se você morar em Recife, certo? Pense nisso direitinho para fazer compras inteligentes! Essa é uma hora de tanta excitação, pensar no seu enxoval para a sua nova vida que se inicia que é fácil, fácil comprar mais do que deveríamos…

Recheio de duvet super king premier light. Versão adaptada especialmente para o clima brasileiro com plumas de gansos canadenses.

– Tire as medidas da sua cama! Apesar dos duvets serem vendidos nos tamanhos tradicionais, como os lençois: king size, queen size, solteiro e etc, dependendo do modelo ele pode não ficar tão bonito na sua cama .. vale ter as medidas direitinho!

Recheio Duvet Super King St Martin Light – 100% plumas brancas polonesas da Trousseau.

Para os recheios de duvet você irá encontrar diferentes opções de penas de ganso, pato e sintéticos:

– Sintéticos: 100% poliéster (Fiber Fill): são mais fáceis de lavar mas possuem uma vida útil mais curta que os naturais. Resistente à umidade, conseguem manter a temperatura corporal estável. Não são facilmente deformados pois as fibras são bem distribuídas, dificultando a perda da sua forma natural – são os que mais se assemelham aos naturais. Ótimos para pessoas alérgicas por possuírem um tratamento antialérgico. São mais leves que os sintéticos encontrados no mercado e com um custo mais baixo.

Recheio Duvet Comforel – Superking. O Comforel é a fibra sintética (Fiber Fill) que mais se aproxima à pluma natural.

– Naturais: penas de ganso ou de pato são os mais encontrados. Não há muita diferença entre eles apesar que a pena de ganso é mais cara que a pena de pato por ser mais difícil de ser encontrada! Não existe diferença na cor da pena, o animal que deve ser levado em consideração. São peças muito leves e flexíveis (mais que as sintéticas inclusive), elas retornam ao estado original depois de comprimidas por uma pressão de até 80 vezes o seu peso. As plumas extraídas de animais de regiões mais frias, são mais longas e portanto mais duráveis.

Recheio Couple – 100% plumas de ganso. Produzido para casais, possui uma parte mais grossa que a outra. ou seja, o lado mais grosso para os mais friorentos!!! Adorei!!!

Em relação aos duvets, você deve levar em consideração as mesmas variáveis dos lençois: quantidade de fios (quanto maior, mais macio) e o tipo de tecido (algodão, algodão egípcio, seda e sintético) e o tratamento (percal, acetinado ou adamascado).

Duvet super King Shadow de algodão egípcio 600 fios (imaginem o toque!) acetinado. Ele tem um acabamento plissado que também amei!

Duvet Losa acetinado 100% algodão egípcio bordado.

Duvet Bosque S king – 100% algodão percal com festonê fino cruzado .. acho muito chique!

Outra variável que deve ser levada em conta é o tipo de fechamento do duvet. Não deixe de verificar o acabamento, para que você não tenha problemas na hora de trocar a sua capa ou na hora da lavagem. Geralmente são usados zíperes e botões e você não vai querer ficar sem eles depois da primeira lavada, não é mesmo?!

Duvet acetinado estampado de algodão 300 fios. Tecido importado da Itália e confeccionado no Brasil.

 

Em relação aos cobertores, normalmente são fabricados com poliéster ou acrílico, algodão ou lã.

A famosa manta soft geralmente é feita de microfibra, são quentinhos, super macios.. o toque dessas mantas é delicioso!

Cobertor soft Fleece.

Você também tem a opção das mantas feitas de tricot, e confeccionadas em diferentes tamanhos, em sua maioria são mais decorativas para a cama ou para a hora do cineminha no sofá!

Manta Villanova 50% algodão/ 50% acrílico de tricot.

Os cobertores e mantas puros 100% algodão são mais macios, duráveis e hipoalergênicos.

Manta Badia 100% lã de baby alpaca premium do Peru.

Os mistos, com algodão e poliéster são mais fáceis de lavar e passar e por isso mais práticos. Acho importante você levar em conta esta praticidade na hora de pensar no dia a dia! Eles não deformam com facilidade e também são hipoalergênicos.

Cobertor Valencia misto: 50% algodão/ 50% acrílico.

Temos até aqui então para o quarto de casal: 6 jogos de cama, 1 recheio duvet pesado, 1 recheio duvet leve, 3 duvets, 1 colcha de matelasse e 1 manta.

Para o quarto de hóspedes: 2 jogos de cama (solteiro ou casal).

No próximo post falamos das fronhas e travesseiros para fechar a lista dos quartos, ok?

Importante dizer que todas as fotos deste post são de produtos Trousseau (alguns importados com exclusividade) que estão à venda na loja online da marca – clique aqui para conhecer!

 

(fontes: comofas.com)