Hoje o nosso post com de receitinha acabou saindo mais tarde! É que adiantei o post com as delicias do Dia dos Namorados para que vocês pudessem fazer suas encomendas à tempo! Mas semana que vem volta ao normal, ok?!

Como não podia deixar de ser, a dica de hoje vai para os casais que resolveram fazer um jantar romântico sem sair de casa! Uma boa hora para você mostrar seus dotes culinários e quem sabe já conquistar o estomago do rapaz também, né?! Nossas avós dizem que funciona!!!!

Como o frio não está castigando, mas já está um friozinho gostoso, pensei em uma sopinha! Vocês podem servir a sopa dentro do pão que fica um prato único.

É legal você preparar um aperitivinho antes, para receber o namorado enquanto a sopa não fica pronta.

Minha sugestão é grelhar um brie com casca e servir com geléia. Para acompanhar, torradas, e uvinhas para enfeitar a tábua. Vale também fazer uma tábua de frios (peça para cortar tudo bem fininho e arrume você mesma, como se eles estivessem caído da sua mão, sabe? Nada de “rolinho” de presunto, deixe tudo com um ar meio rústico que fica mais bonito e sem cara de padaria!).

Um exemplo de uma tábua de frios e queijos rústica.. nada de rolinhos!!!!!

O bom é que estes petisquinhos podem ser preparados com antecedência..aliás, até a primeira parte da sopa pode ser feita antes para você não ficar na cozinha durante o jantar e ele ter que ficar te esperando na sala!!!

Vamos então à nossa receita de Sopa Aveludada de Cogumelos!!!!

VELOUTÉ DE CHAMPIGNONS – SOPA AVELUDADA DE COGUMELOS

Ingredientes:

– 150 g de cogumelos frescos (Paris)

– 20 g de cogumelos secos

– ¼ cebola picada

– 400 ml de caldo de frango

– 20 g de farinha de trigo

– 20 g de manteiga

– 1 gema

– 50 ml de creme de leite fresco

– sal e pimenta do reino à gosto.

 

Preparo:

– Hidrate os cogumelos secos com água. Refogue os cogumelos frecos, os secos e a cebola até dourar. Adicione e caldo de frango e deixe ferver até levantar fervura.

– À parte misture a farinha com a manteiga e adicione ao liquido, cozinhando por 10 – 15 minutos. Desligue, deixe esfriar e passe tudo no liquidificar.

– Antes de servir, junte à mistura as gemas e o creme d eleite e leve ao fogo sem deixar ferver. Corrija o sal e a pimenta à gosto.

DICA: Vinhos para acompanhar: DO (Sauvignon Blanc) ou Miolo Fortaleza do Seival (Pinot Grigio).

 

Como este é um prato francês, você pode terminar a noite com mini docinhos francêses em uma bandeja bonita (mil folhas e tarteletes de vários sabores). Se quiser pular a sobremesa, você pode fazer um tipo e montar um prato de queijos e uvas (escolha queijos bem fortes e de gosto acentuado como roquefort, gorgonzola e stilton)

Encha sua casa de velas!! Ideia da nossa idola Martha Stewar: enrole papeis ou tecidos que permitam que a luz passe em copinhos ou lanternas de vidro para dar um charme! Se não der tempo, use somente os copinhos espalhados com velas baixas que já dão um toque!

Finalize com uma música bem gostosa e aproveite sua noite!!!!!

 

(imagens: imilanamilano.blogspot.commoveiscarraro.blogspot.com fonte: receita extraido do livro do chef francês Philippe Remondeau)