Neste friozinho, que tal uma sopinha e uma boa tacinha de vinho para acompanhar??

Se gostou da ideia, hoje a receita é de uma das minhas sopas preferidas: SOPA DE CEBOLA!!!!

Uma ótima opção de prato principal, ou se o apetite for grande, você pode servir em cumbuquinhas menores para ser só entradinha ….O legal é já servir nas cumbucas individuais, tiradas do forno para a mesa!!!! Para fazer um tipo para os sogros no domingão: convide-os para uma sopinha despretensiosa e ataque com um bom vinho e a sopa deliciosa!!!! eheheheh… Para acompanhar você pode baixar algumas músicas de Édith Piaf ou se quiser algo mais animado e atual, baixar as músicas da francesa ZAZ que mistura pop e jazz .. bem gostosinho de ouvir!

Mas voltado á nossa receita, este é um clássico da culinária francesa. Conta a história que os trabalhadores do mercado Les Halles, no centro de Paris, costumavam tomar cedo uma cumbuca com uma dose de conhaque (uau!!). Dizem que para aliviar a ressaca!!!! Parece que os francês levavam à sério a história que para curar uma ressaca, só uma boa taça, né?!

Ingredientes:

– 1 kg de cebolas grandes de casca vermelha,

– 60 g ou 1/4 de xícara de chá de manteiga + 30g ou 2 colheres de chá para as baguetes,

– 1,5 litro ou 6 xícaras de chá de caldo de carne,

– 10 ml ou 2 colheres de chá de açúcar,

– 250 ml ou 2 xícaras de chá de vinho tinto,

– 1 baguete pequena (200 – 250g),

– 90 g ou 1 xícara de chá de queijo gruyère,

– sal e pimenta do reino,

– papel manteiga.

 

Modo de preparo:

– Descasque as cebolas deixando um pouco da raiz para segurar as fatias. Corte aos meio e vá fazendo fatias finas.

– Recorte um círculo de papel manteiga que se encaixe dentro da panela, mas que seja maior que o fundo (para subir na parede da panela, sabe?). Passe manteiga no círculo de papel e reserve.

– Derreta a manteiga na panela, acrescente as cebolas e tempere com sal e pimenta do reino.

– Pressione o papel manteiga sobre as cebolas na panela com o lado amanteigado para baixo. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo. As cebolas devem estar macias e isso deve durar de 20 a 30 minutos. Elas devem ir cozinhando lentamente em seu próprio líquido, sem tostar.

– Enquanto isso, para concentrar o sabor do caldo de carne, leve-o para ferver, abaixe o fogo e cozinhe por 20 – 30 minutos, até reduzir em um terço.

– Depois de cozidas, destampe a panela, retire o papel que cobre as cebolas e polvilhe açúcar. Cozinhe em fogo médio, por 10-15 minutos, mexendo de vez em quando, até que as cebolas fiquem caramelizadas e douradas. Não deixe as cebolas tostarem para que sua sopa não fique amarga!!!

– Acrescente o caldo de carne reduzido e o vinho e deixe ferver. Tampe parcialmente e deixe em fogo baixo por 30 minutos.

– Enquanto a sopa cozinha, você pode ir preparando as suas torradas! Aqueça o forno a 180 graus. Corte a baguete em 12 fatias (não use as pontas). passe a manteiga nos dois lados das torradas (se achar mais fácil você pode derreter a manteiga e pincelar nas fatias). Coloque as fatias na assadeira e leve ao forno de 7 a 12 minutos até que fiquem levemente douradas e secas.

– Vá ralando o queijo gruyere no meio tempo, usando os furos maiores do ralador, quando o pedaço ficar pequeno para ser ralado, corte-os em pequenos pedacinhos!

 

Finalizando:

– Coloque as sopas em cumbucas refratárias individuais e coloque-as sobre uma assadeira. Ponha 2 torradas dentro de cada cumbuca. Polvilhe o queijo sobre as torradas e leve para gratinar. Você vai precisar de 2 a 3 minutos para que o queijo esteja dourado.

 

Dias: se preferir servir em uma assadeira grande e fazer as pessoas se servirem, leve as torradas para gratinar com o queijo e depois coloque-as dentro da sopeira. Sua sopa deve estar marrom-escura: sinal de uma boa sopa de cebola!! E por último, não esqueça de colocar as cumbucas em um prato raso e avise seus convidados que as cumbucas estão quentes para não ter acidentes!!

(receita extraída do livro: Culinária Ilustrada passo a Passo – Publifolha – imagem: lediablogueur.blogspot.com.br)