Tendência nas festas e casamentos, o brigadeiro também acabou se vestindo de “gala”! O nosso velho conhecido, saiu das festas caseira e hoje já figura nas festas mais tradicionais e badaladas. Misturado com os doces tradicionais, ou em uma proposta mais moderna, com ele como estrela principal, a verdade é que o brigadeiro gourmet hoje é sucesso!!!!

É por isso que preparamos uma entrevista com uma de nossas novas parceiras (clique aqui para conhecer mais em nossa lista de fornecedores, As Amarelinhas), a Fatima da Fatima Brigadeiros! A empresa surgiu em 2011, mas foi no ano passado que tudo foi profissionalizado e hoje todos podem experimentar as delicias!

Ela nos contou que sempre teve contato com este a gastronomia através dos seus pais, sempre proprietários de restaurantes e lanchonetes. Fiz vários cursos de bolos, cupcakes, tortas mas foi pelo querido brigadeiro que eu me encantei… sua versatilidade é enorme, vai desde a festinha de fundo de quintal até o casamento chique e o que mais me agrada é criar em cima dele”.

Para ela o brigadeiro pode ser caipira, pode ser infantil, chique, corporativo, sério enfim pode vestir a capa do seu evento. Outra coisa muito gostosa de ver é quando você menciona que ‘vai ter brigadeiro’ todo mundo fica feliz!

Brigadeiro vestido para o chá de panela da Fatima Brigadeiros.

1. Como é o processo de criação dos sabores dos brigadeiros?

Nosso cardápio atual conta com 41 sabores e já tenho mais uns 10, pelo menos, para serem testados. Eram 40 até 2 semanas atrás mas aí fiz um brigadeiro de Amarula, errei a mão no licor e ele não ficou com gosto de Amarula e sim com um sabor trufado… fiz de novo, troquei o Amarula por licor de chocolate e ficou um arraso! Tão bom que entrou na carta! Alguns erros podem virar deliciosos acertos! Sempre penso que tudo pode virar um brigadeiro, não ponho barreiras, e isso facilita muito o processo criativo.

 

2. Como você vê os brigadeiros nas festas mais formais como casamentos e bodas?

Acho que o espaço do brigadeiro está garantido em qualquer tipo de evento. A valorização da estética do brigadeiro torna-se essencial nesses casos. Nossos confeitos não são fixos, o cliente escolhe o que mais lhe agrada: o mesmo brigadeiro pode ter granulado de chocolate em um tipo de evento, confeitos coloridos em outro, chocolate em pó ou blossoms belgas. Quem manda é o cliente (e a ocasião também). Outra coisa muito importante nos casamentos é valorizar a apresentação em forminhas diferenciadas: hoje temos no mercado profissionais que fazem um excelente trabalho que valorizam imensamente os doces que serão servidos no evento.

Brigadeiro de Amarula e Brigadeiro de Amêndoas.

Recentemente, trabalhamos também com a forma do brigadeiro… o brigadeiro de nozes virou “brigafeu” para um casamento dias atrás. A mãe da noiva queria o camafeu e a noiva só o brigadeiro de nozes… ofereci esta opção que, além de linda, acabou com o drama familiar: brigadeiro de nozes com formato de camafeu e decorado com meia noz.

3. Quais brigadeiros você indica para casamentos e noivados?

Eu acredito que em casamentos, noivados ou bodas, o gosto do casal deve prevalecer sempre, porém, existem sabores que ficam mais sofisticados nesses eventos como os etílicos, especialmente os de licor e vinho do porto, amêndoas e nozes. Mas nada impede você de colocar um brigadeiro tradicional com um acabamento mais chique que acaba por encantar o estomago e os olhos.

Brigadeiro de Baileys e Brigadeiro Trufado.

4. Como uma noiva deve calcular a quantidade de brigadeiros em sua mesa de doces?

Isso varia muito… precisamos considerar se será um jantar ou apenas um coquetel, se serão oferecidos outros tipos de doces ou só brigadeiros, se o evento será pela manhã, a tarde ou à noite, quantos sabores foram escolhidos… mas de uma maneira bem geral podemos calcular 6 doces por convidado adulto e um máximo de 5 por crianças.

5. Os brigadeiros devem ser conservados na geladeira depois da festa? Quantos dias duram? A mesma coisa para os de colher e bisnagas?

Terminada a festa, se ainda sobrarem brigadeiros, eles devem voltar para suas caixas e irem para geladeira. Ficam bem durante a semana, exceto se o ambiente do local onde os doces ficaram expostos estava muito quente ou abafado e em quantas horas ele ficou lá nessas condições. Nesse caso, recomendo que sejam consumidos no máximo até o dia seguinte.

As bisnagas (fora da geladeira) e os brigadeiros em vidrinhos (dentro da geladeira) duram até 5 dias, senão açucaram.

6. Para festa infantis, qual é a conta e quais os sabores mais procurados?

Para festas infantis calculamos de 3 a 5 unidades por convidado. Os mais procurados são o de chocolate ao leite, branco, coco, ovomaltine, morango e creme de avelã.

Brigadeiros de chocolate branco e coco para um chá de bebê!

7. Qual a sua dica de quando ter o brigadeiro boleado, o de bisnaga ou o de colher?

O brigadeiro boleado e o de copinho podem ser oferecidos nas festas. Os vidrinhos e as bisnagas são oferecidos como lembrancinha das mais variadas ocasiões.

 

8. Vocês lançaram o brigadeiro com recheio de bolo de cenoura na Pascoa e agora lançaram novos sabores para as festas juninas, fale um pouco destes brigadeiros?

Esses brigadeiros são criados para atender a um público que quer sair um pouco do tradicional e experimentar uma coisa diferente mas que não fuja da essência da festa. Tivemos o de chocotone, rabanada e frutas cristalizadas no Natal, brigadeiro recheado com bolo de cenoura na Páscoa, o de queijadinha para as festas juninas. Nossa vontade é sempre trabalhar a versatilidade do doce.

 

Brigadeiro de Chocotone.

Brigadeiro com bolo de cenoura.

Se você ficou com água na boca, as encomendas devem ser feitas com 72 horas de antecedência para que sejam providenciados os ingredientes, organizadas as embalagens e elaborados os doces!!

 

Serviço:

Fatima Brigadeiros – clique para site oficial

E-mail para contato: contato@brigadeirosfatima.com.br – Telefone: (11) 97399-6159