A dica de hoje da Personal Organizer Carol Marcílio desta vez é para ajudar na conservação dos seus sapatos e do seu marido!! Como conservar e como guardar os sapatos de verão para a próxima estação.

“Olá !!

Assim como as roupas os sapatos também devem ser cuidados . Antes de guardá-los , limpe-os com uma esponja seca e grossa, para retirar sujeira e o pó .

Os sapatos são feitos com materiais diversos e cada um deles pede um tipo de conservação:

- Couro: Passe graxa ou pomada da mesma cor do sapato, para evitar que resseque e ganhe rachaduras. Produtos impermeabilizantes também ajudam a evitar que absorva água e manche.

- Verniz: Nunca use uma escova para retirar manchas e sujeiras pois pode riscar o material. Limpe com pano úmido e para dar brilho e disfarçar riscos, passe uma pomada neutra. Retire o excesso com pano seco.

- Plástico: Como esse material não deixa o pé respirar, lave com frequência  usando sabão de coco e água morna ou gelada.

- Lona: Limpe com escova de dentes e xampu de carpete. Esfregue até criar espuma. Retire o excesso com pano úmido. Deixe secar e escove.

Importante – Pano umedecido sempre com borrifador!!

- Crocodilo e cobra: Passe flanela seca para retirar o pó que se acumula na textura. Para evitar o ressecamento, aplique graxa incolor regularmente.

- Camurça: Aplique um impermeabilizante para prevenir a entrada de água e o aparecimento de manchas. Se molhar, coloque papel amassado por dentro, para tirar a umidade e evitar a deformação do modelo. Deixe secar a sombra e depois , escove.”

 

p.s. – o primeiro post da nossa nova série deu dicas de como guardar as roupas de verão e o que fazer antes de usar as roupas de inverno. Se você perdeu e quiser ler, basta clicar aqui!!!

 

* Carol Marcilio é Personal Organizer formada pelo Oz Sistemas de Organização, empresa brasileira filiada à norte-americana NAPO – National Association of Professional Organizer – com mais de 5 anos de experiência organiza sua casa, treina seus funcionários e organiza sua vida de dona de casa! e-mail para contato: carolrmarcilio@yahoo.com.br