Um dos itens para que você tenha um enxoval completo são os lençois. São muitas as opções no mercado e para ajudar, resolvi dar aqui algumas dicas para você fazer a escolha certa no tipo de lençol que vai escolher para depois escolher o mais bonito!

Vamos pensar primeiro na durabilidade e conforto para depois pensar na estética neste caso!!!

A quantidade de fios, a espessura da fibra, a abertura da trama (o tipo de entrelaçamento dos fios que vão formar o tecido) e o tratamento dado ao tecido são as características que determinam a qualidade do seu lençol.

Os especialistas dizem que lençois de 180 a 200 fios são perfeitos para climas tropicais, se você for pensar na transpiração. Quanto maior o número de fios, mais macio e mais durável é o lençol. Ou seja, se você tem o costume de dormir com ar condicionado, o melhor seria optar pelo mais macio e durável, apesar do investimento inicial ser maior.  Vale a pena começar a olhar à partir dos lençois de 200 fios e se puder fazer uma estrapolia para uma cama muto especial com um lençol de 600  até 1000 fios!!

Lençol 100% algodão egípcio 600 fios bordado.

Em relação ao material que o lençol foi confeccionado, os naturais (lã, seda, linho e algodão) são mais macios e mais clássicos, não saem de moda! Aqui podemos destacar o algodão egípcio! Considerado o mais macio e resistente por possuir fibras longas, é oferecido pelas melhores marcas e dizem ser o que possui maior durabilidade! É reconhecido como o melhor e mais valorizado algodão do mundo!

Jogo de lençol 100% Algodão Egípcio – 1000 Fios!!!

Os artificiais, acetato e viscose costumam ter um pouco mais de brilho e os de poliéster são mais ásperos e fazem bolinha com mais facilidade apesar de amassarem menos. Meu conselho: fuja do poliéster! Invista em um produto de maior durabilidade, mais qualidade, mesmo que isso signifique diminuir a quantidade de peças em seu enxoval!

Depois disso, você deve levar em consideração o tratamento do tecido, a forma em que foi confeccionado. Os mais conhecidos são:

– Percal: são lençois feitos à partir de 180 fios e podem ser 100% algoão, 50% algodão/ 50% poliéster. A trama do percal é plana, simples e durável, perfeita para bordados e estampas.

Lençol percal 100% algodão, 233 fios bordado.

 

– Acetinados: confeccionados com algodão egípcio. São encorpados, macios e luxuosos. Sua trama assimétrica produz um lençol mais fácil de ser passado, com maior maciez, brilho e aquele toque inconfundível.

Lençol 100% algodão acetinado 300 fios.

- Adamascado e jacquard: a trama do jacquard é feita em tear especial. A técnica permite que o desenho seja incorporado ao tecido, e não impresso. O adamascado é um tipo feito com tom sobre tom.

Depois disso tudo esclarecido, esteja atenta ao tamanho da cama:

– King size: 193 x 203 cm;

– Queen size: 198 x 158 cm;

– Casal: 188 x 138 cm;

 

Agora você já pode escolher!!! Não esqueça que a cama é o que mais chama a atenção no quarto e por isso merece um cuidado especial. Caso o quarto já tenha papel de parede ou muitas cores e estampas, opte por jogos mais lisos para que ambiente não pese!

A lista básica de enxoval prevê: 4 jogos de lençóis e 2 lençóis lisos avulsos. Para o quarto de hóspedes: 2 jogos de cama (solteiro ou casal).

Agora aqui, dica da blogueira: não deixe de usar uma fragrância gostosa toda vez que for passar o lençol e arrumar a cama .. é gostoso ter uma cama bonita e cheirosa para receber seu marido!!

A Trousseau (clique) possui 2 opções: a água de passar para ser usada quando o lençol for passado, ajuda a amaciar as fibras e perfuma e a segunda opção: água perfumada para ser borrifada depois da cama arrumada! Basta borrifar levemente nos lençois e travesseiros … eu suo e aconselho vocês a usar também!!!! Um carinho a mais…

 

Água de passar e água perfumada Printemps.

p.s. este post foi ilustrado com os produtos à venda na loja online da Trousseau – clique aqui para maiores informações!