Hoje, além da decoração rosa e marrom de corujinhas para o chá de bebê, busquei um artigo super interessante de Pampers (clique para ler na íntegra) para ajudar as mães a entender o sono do seu bebê! Já que está é uma preocupação constante das futuras mamães, achei que valeria trazer algumas dicas para vocês:

 

Recém-nascido

Os recém-nascidos não sabem a diferença entre o dia e a noite. Eles precisam dormir e comer o tempo todo, por isso, não importa se é dia ou noite. Em geral, o recém-nascido dorme cerca de 16 a 18 horas no dia, por períodos de duas a quatro horas seguidas e acorda com fome.

Tenha atitudes diferentes nesses períodos, assim seu bebê vai aprender a diferença entre o dia e a noite. Durante o dia, fale mais com ele enquanto o alimenta. À noite, fale menos. Ele acabará entendendo e começará a dormir mais à noite.

Dica: Quando seu bebê estava no útero, andar o embalava para dormir. Não é de surpreender que o recém-nascido ainda adore ser balançado e embalado. Envolver bem o bebê com cobertas o fará se sentir “em casa”. Muitos bebês também gostam de música.

 

Três semanas

Embora seu bebê ainda acorde para mamar durante a noite, ele provavelmente está dormindo por períodos mais longos, talvez umas três ou quatro horas. Ele também vai começar a ficar mais tempo acordado. Adicionalmente, lembre-se que se você estiver amamentando, seus hormônios já reorganizaram os seus padrões de sono para combinar com os do bebê, ajudando a evitar os transtornos.

Dica: Se seu bebê tende a dormir o dia todo e a cochilar enquanto mama, tente acordá-lo para comer. Ele precisa aprender que é à noite que deve dormir. Ajude-o a se organizar um pouco mais agora, levando-o para junto da família por volta das 16h00. Mesmo que ele cochile, coloque-o em uma cadeirinha fixa ou bebê-conforto. Dê-lhe um banho por volta das 19h00/20h00. Isso irá deixá-lo acordado e relaxado para o longo período de sono que se aproxima.

 

Dois meses

Seu bebê está começando a se acalmar sozinho para dormir, mas talvez ainda acorde à noite para comer. Embora seu padrão já esteja se regulando, você ainda terá que seguir o ritmo dele. É muito cedo para fixar um horário para ele, pois poderia ser prejudicial.

Bebês nessa idade dormem cada dia menos, cerca de 15 a 16 horas em média. Seu bebê dormirá a maior parte dessas horas à noite e permanecerá acordado mais tempo, mas ele está chegando à fase de tirar três sonecas durante o dia. Como sempre, isso varia de um bebê para outro. 

Dica: Choramingar um pouquinho quando ele acorda é normal. Não corra para segurá-lo, deixe-o choramingar um pouco (mais ou menos cinco minutos). É possível que ele se acalme sozinho.

 

(imagens: facebook.com/chicandsweetparty)