Hoje vou falar de Nápoles por dois motivos: primeiro porque morei lá por 1 ano e tenho a cidade em um canto muito especial no meu coração e só agora me dei conta que nunca falei nada de lá!! Segundo porque indiquei à vocês a Costa Amalfitana e Capri nas últimas semanas, então seria um pecado não sugerir à vocês ficar pelo menos 1 noite em Nápoles.

Muita gente conhece só a zona portuária pois esta de passagem para Capri e vai te dizer: nossa que horror Nápoles !! Mas não é verdade!!

A cidade é charmosa, tem uma vista linda do vulcão Vesúvio e o melhor povo do mundo!!! Eles são super atenciosos, amam brasileiros e possuem uma cozinha de tirar o chapéu !! Bem, ok, os taxistas são malandros, o idioma italiano vem com um forte acento do dialeto e a maneira como gesticulam e falam pode lhe parecer meio ríspida e rude. Mas abra seu coração, se dê o beneficio da dúvida e deixe o dia acontecer … tenho certeza que você não vai se arrepender!!! Antes de ir dormir, você já vai estar apaixonada pelo jeito carinhoso dos napolitanos!!!

Em primeiro lugar, não deixe de se hospedar no Vesuvio Grand Hotel (clique). Giorgio Armani, Grace Kelly, Luciano Pavarotti, Woody Allen e euzinha (ahahahahah – mesmo nível  né?! a-haaaa) foram alguns dos grandessss nomes que já ficaram no hotel.

Uma das suítes do hotel.

Terraço do restaurante Caruso do hotel.

O hotel está super bem localizado. Fica na frente do Castel dell´Ovo, de frente para o mar, e foi residência dos reis de Nápoles até o século XVI. Segundo diz a  lenda, na Idade Média o poeta (e mago) Virgílio enterrou um ovo no castelo e disse que se ele se quebrasse toda a construção ruiria junto. A construção é um cartão postal da cidade e com sorte, você reserva uma suite de frente para ele. Hoje, o castelo fica ao lado de uma marina com vários barcos estacionados e à noite são muitos os restaurantes e bares abertos. Pode ser um passeio gostoso de verão, mas como estamos sugerindo 1 noite na cidade, existem opções 1000 vezes melhores para você experimentar a culinária napolitana, vale só para conhecer, dar uma voltinha.

Vista do hotel do Castel dell´Ovo.

Outra vantagem é estar perto da Piazza Plebiscito, mais um cartão postal da cidade, onde se encontra o Palazzo Reale (residência dos Bourbon e Saboia) e a Igreja de San Francesco di Paola.

Para passear, não deixe de conhecer Posilipo, é a região alta da cidade, possui um mirante maravilhoso onde você poderá ver toda a baia de Nápoles e uma vista lindaaa do Vesúvio ao fundo. O lugar é lindo, as varandas todas cheias de flores e é onde a classe média alta vive: Posillipo e ainda mais acima o Vomero.  No fim da tarde os jovens se reúnem nos cafés que ficam cheios de “motorinos” as motinhos que os levam de baixo para cima (ter carro na cidade é um pouco complicado pelo transito maluco!). Só gente bonita!!!! Você vai ver uma Nápoles que poucos brasileiros conhecem!

Vista do mar, uma das casas de Posillipo.

Vista da Via Petrarca em Posillipo.

Você ainda poderá conhecer a Piazza Triste Trento e conhecer o teatro San Carlo e o Gran Caffè Gambrinus (clique), o preferido de Sofia Loren na cidade.

Salão interno do café.

Outro passeio para fazer na cidade é conhecer a Napoli Sotterranea (clique), uma verdadeira cidade subterrânea que começou como um aqueduto e acabou como refugio de guerra dos napolitanos, muito legal!! É um passeio muito interessante de se fazer!!

Para comer a pizza mais famosa de Nápoles, vá até a Brandi Pizzaria (clique). Só a localização já encanta, pois fica em uma rua tão fina que não passa carro cheia de bandeira da Itália e do Napoli (time de futebol da cidade) penduradas!!! Bem daquele jeito que você imagina que os “quartieri spagnoli” devem ser … paralelepípedos e bandeiras e roupas penduradas! A pizza é maravilhosa e segundo reza a lenda, foram eles que inventaram a pizza margherita para a Rainha Margherita em 1889.

Para jantar, vá ao restaurante Ciro a Mergellina (clique). Mas não olhe o cardápio ! Peça a famosa mussarela de búfala (não coloque azeite – isso é um sacrilégio para eles!)  e os antipastos napolitanos. Deixe que o garçom traga um pouco de tudo e se jogueeeee!!!!!!! Você não vai esquecer nunca mais!! Acabe com uma boa massa e experimente o sorvete que eles vendem em um quiosque na frente do restaurante ..se você gosta de sorvete de iogurte, prepare-se para experimentar o melhor sorvete de toda a sua vida.

A mussarela napolitana: a mais famosa da Itália!

Seu dia acabou, volte para o seu quarto delicioso e já reserve a lancha privada Vesuvietta (do próprio hotel) que te leva até Capri .. aí, é só aproveitar as dicas do post de Capri (clique se não leu) e fazer a sua lua de mel ainda mais inesquecível!!!

(imagens reprodução)