Quando fui pensar em uma decoração de chá de fralda para o post de hoje, me veio na cabeça a preocupação e as dúvidas que as mães possuem em relação ao sono do bebê.

Por isso resolvi escolher uma decoração de carneirinhos e fui atras de informações e dicas de Pampers (clique) no assunto. Sei que a marca se preocupa com isso já que uma das fraldas que eles possuem em sua linha é especialmente para este momento:  a Pampers Total Confort.

Segundo os especialistas Pampers, o seu bebê se movimenta até duas vezes mais do que você, dai o risco de vazamentos e a preocupação de desenvolver uma fralda com sistema antivazamento para até 12 horas de sono.

Mas e se o seu bebê está sequinho e se mesmo assim ele não estiver com um sono tranquilo??

A neurocientista Dra. Andréia C. K. Mortensen, recomenda:

“- Investigue em que lugar o bebê dorme melhor: na mesma cama com os pais, no berço em outro quarto, no berço no mesmo quarto porém distante da cama do casal, no berço no mesmo quarto junto à cama? E onde você dorme melhor? Finalmente, onde você gostaria que seu bebê dormisse? A gama de variações possíveis é grande, pode-se tentar alguns dos arranjos até descobrir como toda a família dorme melhor.

- Alterne maneiras de auxiliar o bebê a adormecer, nem sempre mamando (a não ser nas primeiras semanas quando é impossível manter um bebê acordado após as mamadas), nem sempre embalando, às vezes peça para papai entrar na jogada! Ao aprender que pode adormecer de várias formas, é menos provável que o bebê faça associações fortes de sono que podem levá-lo a requerê-las no meio da noite.

- Reconheça os sinais de sono do bebê: esfregar olhos, bocejar, diminuir atividades, ficar irritado, olhar parado, chorar, em alguns casos, gritar. Crie rotinas de acordo com o cansaço e a necessidade de sono da criança (que vai mudando conforme a maturidade), ou seja, uma sequência simples de eventos que ajude a criança a identificar que a hora do sono está por vir.

- As sonecas são importantíssimas para o desenvolvimento do bebê e para o sono noturno. Ao contrário do que se pode pensar, um bebê exausto luta contra o sono e tem dificuldades de permanecer adormecido. Para serem restauradoras, as sonecas diurnas devem durar pelo menos 1 hora, em média, para bebês maiores de 4 meses. Se o bebê não dorme espontaneamente esse tempo e acorda aborrecido, precisa de ajuda para prolongar as sonecas. Você pode usar um sling e deixar o bebê dormir nele. Se ele dorme em berço ou cama, preste atenção: quando acordar, tente colocá-lo para dormir novamente o mais rápido possível. Às vezes, ficar por perto para intervir antes de o bebê acordar completamente é aconselhável. Esse processo pode ser demorado, mas vale a pena, pois o bebê vai aprendendo a emendar ciclos de sono e tirar sonecas mais longas, que são importantes para um bom sono noturno também.”

Interessante, né? Bom..tudo isso por conta do tema: carneirinhos!! ehehe.. Esta decoração está meia simples, mas com ideias fofas que podem ajudar na hora de planejar o seu chá! Aqui vai!!!

Bercinhos feito com fraldinhas para os carneirinhos.

(imagens: memoriesbyannadawn.blogspot.com.br/ texto extraído do artigo publicado: http://guiadobebe.uol.com.br/a-natureza-do-sono-do-bebe/)