Se estes dias eu comentei com vocês sobre a importância da vitamina K para os bebês, hoje vou falar da importância da vitamina A. O que quer dizer falar da importância do aleitamento materno, que é uma grande fonte desta vitamina.

Não é novidade para vocês, mas o leite metrno é o alimento mais completo, possui todos os nutrientes para seu bebê se desenvolver de forma saudável. Nos 6 primeiros meses de vida, ele não precisa de nenhum outro alimento, nem mesmo água. A criança que mama no peito adoece menos e fica mais protegida, além de ter menos risco de desenvolver hipertensão, diabetes e obesidade. E, ainda, fortalece o vínculo entre mãe-filho!

A vitamina A é encontrada no leite materno, leite integral, fígado, gema de ovo, frutas oleaginosas, hortaliças verde-escuras e legumes alaranjados, como abóbora e cenoura, a vitamina A é essencial para a saúde. É importante para o bom funcionamento dos olhos, ajuda a reduzir a gravidade de infecções comuns em crianças e auxilia no desenvolvimento e crescimento delas.

Por isso que hoje, a receita que busquei no Livro de Receitas do bebê no site de Pampers (clique) é para os bebês de 6 a 7 meses de PAPINHA DE BATATA-DOCE, VAGEM E ESPINAFRE. O espinafre é uma grande fonte de vitamina A. A receita serve de 10 a 12 porções e leva somente 15 minutos para ficar pronta!

 

Ingredientes:

– 25g de manteiga sem sal

– 50g de alho-poró, bem lavados e em fatias finas

– 200g de batata-doce

– 50g de vagem congelada

– 50g de brotos de espinafre, frescos ou congelados

 

Preparação:

– Derreta a manteiga em uma panela e refogue o alho-poró até que ele amoleça.

– Acrescente então a batata-doce. Adicione 250ml de água e deixe ferver.

– A seguir, tampe a panela e deixe cozinhando em fogo baixo por dez minutos, para que a batata-doce amoleça. Coloque então as vagens e o espinafre, retire do fogo e bata a mistura com o mixer de alimentos até atingir a consistência de papinha.