Com a correria do carnaval, fiquei devendo o segundo post das igrejas em Fortaleza … desculpa pessoal!!!! Tarda, mas não falha!!!! Aqui vai!!!!!

Vamos começar então falando da Paróquia do Pequeno Grande, localizada na Av. Santos Dumont, 55.

A historia da Chamada Igreja do Pequeno Grande se inicia em 5 de agosto de 1856, com a criação da primeira casa de educação e recolhimento de meninos órfão, em 1866 extinguiu-se aquela casa pioneira e foi criado o Colégio das órfãs, com o nome de Imaculada Conceição.

A Igreja do pequeno Grande se insere em um esplendido conjunto arquitetónico, formado por o colégio da Imaculada Conceição, ocupando um quarteirão frente a Praça Figueiras de Melo onde se encontra a escola Normal, Escola Justiniano de Serpa e a Escola Jesus , Maria e José que se encontra em a lateral oeste.

A planta da igreja consta de nave única, com pórticos de perfiles metálicos (que vieram da Bélgica) em forma de H que formam sua estrutura de coberta, o telhado com inclinação acentuada, formando um angulo obtuso bastante fechado dando um teto pontiagudo, pouco comum em nossa arquitetura.

A Igreja do Pequeno Grande vinha substituir a pequena e antiga capela do Colégio, ainda hoje de pé. A Igreja tem vão único, sendo contornada exteriormente por paredes de alvenaria de tijolos. Há um grande numero de imagens de terracota, todas executadas por Heaulne Busine, da cidade de Lille, na França.

O templo é dedicado á Nossa Senhora do Carmo, e foi inaugurada com a Benção dos beneditinos, foi toda decorada com peças francesas. O altar, o piso , as imagens vieram da França , marcando a influência européia em Fortaleza. Em 1996 a Igreja passa pela primeira vez por uma grande reforma, teto piso e pintura, respeitando sempre o estilo original.

Possui capacidade para casamentos de até 500 pessoas. Não é permitida a colocação de velas na igreja e geralmente são colocados vasos somente na entrada, altar e entre os bancos. A igreja é uma das mais disputadas da cidade, para vocês terem uma ideia, a agenda de 2013 já está aberta!!!

A Igreja Nossa Senhora do Líbano fica na R. Tibúrcio Cavalcante, 589 em Meireles. É um templo greco-católica melquita, ou seja uma igreja católica oriental.

Eles não informaram pelo telefone se há restrições para a decoração, mas confirmaram que é possível realizar casamentos para até 200 pessoas e que geralmente são necessários 1 ano e 6 meses de antecedência para conseguir data aqui! Para vocês terem uma ideia, a agenda de 2014 também está aberta!!!

Paróquia do Pequeno Grande: 85 3252-2747

Igreja Nossa Senhora do Líbano: 85 3224-7799

*Não temos autorização pelas fotos publicadas, caso seja o fotógrafo ou tenha sua imagem exposta através das fotos, entre em contato conosco que a retiramos do ar.

(imagens: cutoutfotografia.com.br; vaniellyazevedo.blogspot.com; arquidiocesedefortaleza.org.br;  fontes: ofipro.com.br)