E lá vamos nós, subindo pelo Brasil, agora em Maceió!

Começamos pela Paróquia Nossa Senhora Mãe do Povo, uma das mais disputadas!!

Localizada no bairo Jaraguá (Tv. Cel. Pedro Lima, s/n), tombado em 1984, são muitas as construções em estilo neoclássico.

A construção da antiga casa paroquial apresenta um estilo que emergiu no Brasil no último quarto do século XIX, denominada pelos historiadores como chalet.

Por volta de 1870-80, o chalet designava tanto os pavilhões para a venda de artigos diversos nas ruas da cidade, quanto as residências no estilo das “habitações rurais da Europa, especialmente na Suíça”, que iam se difundindo nos bairro as suburbanos.

Tem como característica principal ser a primeira igreja construída no bairro de Jaraguá, no início do século passado. Era pequena, e modesta, feita em taipa e coberta de telhas, nesta época era localizada na frente do local onde hoje está construída a atual Matriz. Em 15 de janeiro de 1888 foi lançada a pedra fundamental do atual templo. Sem muitos recurso para finalizar a construção, a obra foi paralisada, e só no início dos anos 30 a Igreja foi inaugurada.

Localizada na Praça Lucena Maranhão, a principal do bairro, a Igreja-Matriz Santo Antonio do Bebedouro, é famosa pelos belíssimos azulejos portugueses, que foram importados de Portugal, pela principal liderança do bairro no século XIX, o comendador Jacintho José Nunes Leite. É também doação desse rico industrial os sinos da igreja, feitos na Fundição Alagoana, de sua propriedade.

A matriz é o símbolo da fé católica dos moradores do bairro. A igreja fica na principal praça, com coreto, bancos e sempre movimentada.

Outra muito disputada, é a Igreja de Santa Terezinha. Localizada em um dos pontos turisticos de Maceió, Rua Capitão Manuel Lins – S/N, no bairro do Farol. Do mirante de Santa Terezinha, onde fica a igreja, avista-se alguns pontos turísticos importantes da cidade como Lagoa Mundaú, parcialmente à direita. Ao centro, o Palácio dos Martírios, os fundos da Igreja do Bom Jesus dos Martírios e parte da lateral da mesma. Ao fundo, observa-se o Estádio Rei Pelé (também conhecido como Trapichão) e, à esquerda, toda a costa, começando na Praia da Avenida até o Pontal da Barra.

Paróquia Nossa Senhora Mãe do Povo – www.paroquiamaedopovo.org.br

(fones e imagens: paroquiamaedopovo.org.br; guiamaceio.com.br; albaalvesdelima-alagoas.flogbrasil.terra.com.br;